PORTAL DE EVENTOS ACADÊMICOS PUC MINAS, VI Colóquio do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura

Tamanho da fonte: 
Religião como constructo social: a contemporaneidade da Teoria de Religião de Emile Durkheim, sua aplicabilidade para o estudo à Religião Espírita Brasileira e possível contribuição para o diálogo inter-religioso
Antonio Carlos Coelho

Data: 2018-08-09 04:00  – 04:20
Última alteração: 2018-08-06

Resumo


Refletir sobre as transformações pelas quais passou e ainda passa o campo religioso brasileiro é raciocinar, antes de tudo, sobre a extraordinária complexidade do universo no qual estão inseridas as crenças brasileiras. Dentro da cosmovisão religiosa brasileira, herdeira de uma babel étnico-cultural, entende-se ser a religião um produto cultural cuja evolução e origem podem ser localizadas pelo estudo histórico. O presente estudo visa entender o discurso Espírita Brasileiro que o caracteriza como Religião e, em um segundo momento, como esta compreensão pode contribuir para o diálogo inter-religioso. Tomando a Teoria das Religiões como apontamento este artigo aborda as questões teórico-metodológicas envolvidas na compreensão do fenômeno espírita, a partir do caráter analítico-bibliográfico, revisitando a definição de Religião, apresentada por Emile Durkheim, objetivando uma análise por meio da qual se possa definir a aplicação deste conceito “Religião” para o Espiritismo Brasileiro. Como ato contínuo, é imperioso entender o lugar do Espiritismo dentro do pluralismo religioso brasileiro, baseado no seu discurso mediador, através do qual se apresenta como um facilitador de encontros entre indivíduos, tornando-se, deste modo, uma ponte de integração entre pessoas e religiões. Portanto, as contribuições advindas da Teoria da Religião nos permitem analisar este fenômeno espírita e seus impactos produzidos dentro da cosmovisão religiosa brasileira.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.