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PARALELA XXI EXPANSÃO METROVIÁRIA NA AVENIDA LUIS VIANA FILHO (Salvador/BA)
Cristina Filgueiras de Araujo

Última alteração: 2016-10-25

Resumo


RESUMO

  1. 1.      INTRODUÇÃO E CAMPO DE ESTUDO

O movimento migratório do campo para a cidade observado no país na primeira metade do século XX, acelerou a urbanização e o processo de metropolização das cidades, resultando na concentração, atualmente, de mais da metade da população brasileira nos grandes centros urbanos que conformam 24 regiões metropolitanas em todo país.

Em Salvador, a intensa industrialização a partir da década de 1950 seguida por uma enorme demanda por serviços, resultou em um crescimento econômico acelerado que não foi acompanhado pela implantação de infraestrutura compatível.  

Entende-se que a expansão urbana da cidade contemporânea obedece às lógicas estabelecidas pelos agentes da produção do espaço urbano, seja o da rede urbana, seja o intra-urbano. Historicamente, pode-se identificar como agentes os proprietários dos meios de produção, os proprietários fundiários, os promotores imobiliários, o Estado e os movimentos sociais,  com atuações mais ou menos prevalentes, a depender do contexto em que se apresentem.

Esse fenômeno de expansão das cidades/metrópoles, promovido pelos agentes de produção do espaço urbano, vem sendo acelerado pela velocidade dos transportes e comunicações atuais. Os corredores de mobilidade urbana criam os vetores de expansão da cidade e as distâncias não se referem mais à escala do homem e sim à velocidade do transporte urbano.

No início do século XXI, o entorno da Avenida Luis Viana Filho, a Paralela, se apresenta como uma região dotada de grande dinamismo pela presença de núcleos habitacionais, comerciais e de serviço, criando uma densa rede urbana contínua, conformando um eixo urbanizado, cercado por alguns amplos espaços vazios ou subocupados.

Nesse contexto, o presente artigo pretende investigar o processo histórico de implantação nesse território do modal de transporte de massa identificado como Metrô de Salvador, a partir da análise do Projeto Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas e a relação dos acessos principais a esse sistema de transportes com o uso do solo consolidado nessa área da cidade.

2. OBJETIVO GERAL

Investigar a expansão metroviária urbana e interurbana no eixo de expansão da cidade caracterizado pela Avenida Paralela e seu entorno, analisando a relação do uso do solo com o novo modal de transporte de massa representado pelo Metrô de Salvador, em específico, a Linha 2 que percorre todo o traçado da Avenida Paralela, a partir da  Estação Acesso Norte, seguindo até a Estação Aeroporto.

3. METODOLOGIA

O método investigativo partiu da análise do Projeto do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas contextualizado e relacionado espacialmente com o uso do solo e adensamento populacional do território de entorno da Avenida Paralela.

Os dados populacionais utilizados foram extraídos do Censo IBGE 2010 e o Projeto acima citado se encontra disponibilizado para consulta pública na CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia).

Portanto a hipótese a ser investigada é a da adequação (ou não adequação) do modelo de transporte de massa definido para o Metrô de Salvador no eixo urbanizado da Avenida Luis Viana Filho, através da análise quantitativa e qualitativa do Indicador de Mobilidade Metroviária (IMM), calculado com base nos dados a serem coletados nos órgãos de planejamento do município e no Censo 2010 do IBGE.

4. RESULTADOS E CONCLUSÕES

Deve-se analisar a sustentabilidade de um território também pelo viés da mobilidade, que pode ser compreendida como uma forma de igualdade de possibilidades de deslocamentos, com facilidades de acesso às diversas atividades de uma região ou de uma cidade. É a partir deste conceito e do conhecimento das relações existentes entre Transporte e Uso do Solo que se propõe a análise e conseqüente construção de indicadores de mobilidade metroviária.

A pesquisa ora em andamento, inédita e inovadora, encontra-se na fase de análise, após a coleta de dados e deverá consolidar resultados no prazo aproximado de 45 dias, em tempo hábil para ser apresentado no V SIMPÓSIO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS hospedado nesta renomada instituição.

Figuras 1,2,3 e 4 – Projeto do Sistema Metroviário Salvador – Lauro de Freitas: Linha 2

 

 

 

 

 

Fonte : http/www.ccrmetrobahia.com.br

Acesso em 20 abr 2016

 

 

 

 

Figuras 5 e 6 – Densidade e Verticalidade no território de entorno da Avenida Paralela

 

 

Fonte: Base de informações por Setor Censitário/ IBGE, 2010.

Elaboração: Cristina Araujo e Luiz Henrique Paixão, 2013.

 

Palavras-chave: Metrô, Transporte Urbano, Indicadores


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