PORTAL DE EVENTOS ACADÊMICOS PUC MINAS, I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: CIDADES E FRONTEIRAS

Tamanho da fonte: 
POBREZA, DESIGUALDADES E DISCRIMINAÇÃO: EXPRESSÕES DOS USUÁRIOS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Maria Raquel Lino de Freitas

Última alteração: 2013-12-23

Resumo


No texto, discutem-se as expressões de usuários da política de assistência social sobre as dimensões da desigualdade durante debates realizados por meio da técnica de grupos focais sobre os significados da pobreza e da política de assistência social. A pesquisa envolveu 82 sujeitos em 05 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no
período de dezembro de 2007 a abril de 2008. O método adotado é predominantemente qualitativo, sendo as principais referências para a análise dos dados a Hermenêutica de Profundidade de John Thompson e a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. A análise da relação sociedade/Estado é desenvolvida na perspectiva da dialética histórica
e estrutural, com base nas teorias gramscianas de Estado Ampliado. Combinando dimensões quantitativas e qualitativas da pobreza, os usuários expressam suas percepções sobre a desigualdade nas formas de sentimento de abandono e de discriminação, associadas às noções de faltas materiais, de informação e de condições de acesso aos bens e serviços públicos. Os resultados da pesquisa apontam para a importância de se construir, continuamente, indicadores qualitativos para realização de
diagnósticos territoriais com a efetiva participação dos sujeitos usuários da política da assistência social.

Palavras-chave


Pobreza. Desigualdades. Assistência Social. Discriminação. Exclusão

Referências


BARDIN, Laurence. L’ analyse de contenu et de la forme des communications. In: MOSCOVICI, Senge; BUSCHINI, Fabrice. Lês méthodes dês sciences sociales. Paris: PUF, 2003.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Política Nacional de Assistência Social. Brasília: Ministério do
Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2004.
COLIN, Denise R. A.; FOWLER, Marcos B. LOAS: Lei Orgânica de  Assistência Social anotada. São Paulo: Veras, 1999.

FALEIROS, Vicente de Paula. A categorização dos pobres: os desafios do contexto organizacional e institucional. In: FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em serviço social. São Paulo: Cortez, 1999.

FALEIROS, Vicente de Paula. Metodologia e ideologia do trabalho social. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

FREITAS, Maria Raquel Lino de. Cidadania e tutela na política de assistência social: uma análise da cultura política de gestores e de usuários na região metropolitana de Belo Horizonte. 2008. Tese (Doutorado) - Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Política Social, Departamento de Serviço Social, Brasília.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro. Zahar, 1967.

PUTNAM, D. Robert. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2005.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.


Texto completo: PDF