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COPA DE 2014: A VENDA DO ESPETÁCULO E A RETÓRICA DO LEGADO
Marco Antônio Couto Marinho, Pedro Ivo Martins Brandão

Última alteração: 2013-12-17

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo problematizar o Mega Evento Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte, partindo da premissa de Guy Debord (2003) sobre espetacularização da vida social. Para o referido autor o espetáculo conceitua-se pela “afirmação da aparência e a afirmação de toda a vida humana, socialmente falando, como simples aparência.” (2003, p. 11). Nesse sentido, reconhece-se que a realização da Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte assume uma dimensão de espetacularização da vida social, pois, ultrapassa e muito a realização per se do próprio
Evento e envolve elevados custos para a sociedade que se torna refém do próprio evento.

Palavras-chave


Copa de 2014, Cidade, Espetáculo, Legado, Direitos Sociais

Referências


BOULEVARD SHOPPING. Exposição Polícia Federal. Disponível em: <
http://www.boulevardshopping.com.br/novo/wp-content/uploads/2012/07/Release-23-Semana-da-PF.pdf >. Acesso em 25 de maio de 2012.

BRASIL. PORTAL 2014. Disponível em: < http://www.portal2014.org.br/ central-denoticias >. Acesso em: 08 de maio de 2012.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. E-book digitalizado por Coletivo Periferia e eBooks Brasil, 2003. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/socespetaculo.html>. Acesso em: 03 de março de 2012.

MINAS GERAIS. Portal da Transparência de Minas Gerais. Disponível em:
<http://www.copa.mg.gov.br/ pagina-inicial >. Acesso em: 14 de abril de 2012


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