Visão Geral

A aceleração da globalização, compreendida como o aumento da interconexão e da interdependência de povos e nações em escala planetária, sobretudo na segunda metade do século XX impõe uma série de desafios. Esse processo é resultado, e resultante, de complexas dinâmicas de reorganização do sistema capitalista em escala global, de reestruturações dos mercados de trabalho, de transformações dos fluxos de mercadorias, pessoas e informação, das dinâmicas culturais e identitárias e das reconfigurações dos sistemas e instituições de poder e políticas.

A globalização, caracterizada por certa perspectiva crítica, como processo desigual e excludente, revela-se pela fragmentação territorial e pelo enfraquecimento de instituições de poder e políticas nacionais e por um modelo de governança internacional em construção, de legitimidade e alcance limitados. As tensões entre o local e o global demandam um contínuo e renovado esforço de compreensão das suas realidades e de proposição de ações, sociais e políticas, mais efetivas, por parte das universidades, sociedade civil organizada, dos estados e dos organismos internacionais.

Motivados por esses desafios o IV Simpósio do Instituto de Ciências Sociais, da PUC Minas, convida a todos os interessados: pesquisadores, extensionistas, professores, alunos, representantes da sociedade civil, de governo e de organizações internacionais, e profissionais das mais diversas áreas a compartilharem experiências e perspectivas críticas sobre esses fenômenos.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .